“Grand Slam” se repete na pesca do YCI

Equipe Blu Mare, com os pescadores, Salvador Basile, Fernando Regadas e Mário Pitta, conquistaram o Grand Slam na saída de 1 de dezembro de 2018.

O termo Grand Slam se refere a uma grande conquista, algo fora do normal, extraordinário e é mais comumente associado aos grandes torneios de tênis. A pesca oceânica também tem o seu momento de “Grand Slam”.  É quando, durante um torneio, uma equipe consegue fisgar os três maiores peixes oceânicos em um mesmo dia: os marlins azul e branco e o sailfish.

Os torneios de pesca do YCI já viveram os seus momentos de Grand Slam. O mais recente aconteceu na saída do último dia 1 de dezembro, quando a equipe da lancha Blu Mare, do comandante Mario Pitta e com os pescadores Fernando Regadas e Salvador Basile conseguiu fisgar as três espécies.

Emílio Massoni, Godofredo e Laurent Blaha, em 1997,  conquistaram o Grand Slam ao capturar dois marlins, um azul e outro branco e um sailfish.

O próprio comandante Mario Pitta, lembra de um outro momento significativo da pesca do YCI, quando em 8 de novembro de 1997, nosso ex-associado, Godofredo Blaha,  que infelizmente faleceu neste ano de 2018, se consagrou na história do clube ao também conseguir um Grand Slam, com os pescadores Laurent Blaha e Emílio Massoni.

Evolução do esporte e conscientização dos pescadores.

Fora a natural euforia de fisgar os três gigantes dos mares muita coisa mudou no esporte e na atitude dos pescadores em 20 anos.

As fotos desta matéria são muito significativas destes dois momentos. Em 1997, era naturalmente aceito trazer os peixes fisgados para serem pesados no clube.

Hoje, ao contrário, o esporte evoluiu e não se retira mais os peixes d´água.  Os pescadores, colaboram cada vez mais com as entidades de pesquisa, marcando os peixes de bico para que seja possível acompanhar os hábitos da espécie.

Nada mais de peixes pendurados. As bandeiras são hoje os troféus que indicam o sucesso da pescaria.

No Grand Slam da Blu Mare os troféus não foram os peixes pesados no clube, e sim o orgulho de exibir na lancha as bandeiras que significam que a equipe conseguiu o objetivo de fisgar as três espécies.

Aliás, as bandeiras nos barcos têm todo um significado.

As bandeiras dos peixes representam as três espécies  (Marlin Branco, Marlin Azul e Sailfish). O Grand Slam acontece quando se pega os tês no mesmo dia.

Quando um peixe é fisgado e solto, a bandeira correspondente é colocada de ponta cabeça. Se elas estão em pé significam que a equipe deixou o peixe escapar mesmo este chegando no Leader da linha, o que vale para campeonato.

A façanha da equipe Blu Mare foi até destaque no Instagram da Bilfish Foundation  e, claro, tanto quanto a satisfação de conseguir um Grand Slam, talvez a grande vitória da equipe, dos pescadores mais antigos e da nova geração de pescadores, seja exatamente a consciência da preservação destas espécimes, destes gigantes dos oceanos.

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/grand-slam-se-repete-na-pesca-do-yci/