Velejador olímpico reforça Copa Swift Sport em Ilhabela

Zarif no Grand Slam da Suíça (Studio Borlenghi/Andrea Pisapia)

Classificado para os Jogos Rio 2016 na classe Finn, Jorge Zarif correrá na recém-lançada HPE 30, após o Grand Slam na Suíça

Há menos de um ano dos Jogos Olímpicos de 2016, a classificação antecipada tem exigido esforço intenso do campeão mundial da classe Finn, Jorge Zarif (23), que acabou de retornar da Suíça onde disputou o 1º Grand Slam da Star Sailors League no Lago de Neuchatel. Assim que desembarcou no Brasil, Jorginho seguiu para treinar no Rio de Janeiro por três dias na raia olímpica e antes do fim de semana (19 e 20/9), irá direto do Rio para Ilhabela, onde disputará a terceira etapa da Copa Swift Sport de vela oceânica na recém-lançada classe HPE 30.

“O importante é manter o ritmo de regata. Qualquer classe oferece aprendizado, principalmente em relação à tática”, considera Jorginho que veleja como tripulante único na classe Finn, formou dupla na Star com o vice-campeão olímpico Bruno Prada na Suíça e será timoneiro, ao lado de outros cinco tripulantes, na HPE 30 em Ilhabela. A penúltima etapa do ano da Copa Swift Sport será disputada nos dois próximos finais de semana (19 e 20, 26 e 27), com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

“Vi o barco pela primeira vez há dois meses em Ilhabela e constatei que há pessoas muito competentes envolvidas no projeto HPE 30. O barco parece interessante e me trará experiência bastante útil”, afirma o velejador já familiarizado com a similar HPE 25 após a inédita velejada, também como timoneiro, no Carioca Fiote na Ilhabela Sailing Week em julho deste ano. Jorginho venceu a competição em 2004 no barco Áries IV, comandado pelo pai e velejador olímpico Guga Zarif.

O fato de ter conquistado a vaga olímpica com antecipação, proporciona uma reflexão relevante ao mais jovem campeão mundial da classe Finn em todos os tempos. “A Itália, por exemplo, classificou toda a equipe de vela para os Jogos de 2012 com mais de um ano de antecedência para focar na preparação. Não obtiveram uma medalha sequer em Londres. Tenho a certeza de que eu, Martine (Grael), Robert (Scheidt) e demais classificados, estamos plenamente cientes do que é preciso ser feito até a olimpíada”.

A próxima competição de Jorginho na classe Finn será a Copa do Mundo, para todas as classes olímpicas, na última semana de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Um mês depois será disputado o Mundial de Finn em Auckland, na Nova Zelândia. Após o fim de semana em Ilhabela, ele retorna ao Rio para treinar com o técnico espanhol Rafael Trujillo, com o qual foi campeão mundial júnior e adulto de Finn em 2013, melhor momento já vivido em sua carreira.

Inscrições – Serão feitas no YCI, nesta sexta-feira (18) das 18h00 às 21h00 e no sábado, das 8h00 às 11h30, ao valor de R$ 85,00 por tripulante, exceto tripulante-mirim, isento de taxa. A primeira regata do dia tem largada prevista às 12h00. A competição inclui as classes oceânicas: IRC, C30, HPE-30, HPE- 25, BRA-RGS e RGS Cruiser. A organização é do Yacht Club de Ilhabela, com o patrocínio de Suzuki Veículos e apoios de North Sails, Wind Charter, Revista Mariner, Ancoradouro, Antena 1, SailStation e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Ary Pereira Jr. (MTB – 23.297)

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/velejador-olimpico-reforca-copa-swift-sport-em-ilhabela/