Dia desafiador marca o domingo na Copa Suzuki

Depois de enfrentar a loteria dos ventos inconstantes o Kaikias chega em primeiro na C30.

Desafiador. Este talvez seja o adjetivo mais indicado para descrever o dia de regatas neste domingo na Copa Suzuki. E o motivo de tanto desafio foi o vento. O mesmo que ontem contrariou as previsões hoje então se mostrou absolutamente imprevisível.

O dia começou com uma estimativa de ventos norte, tanto que a Comissão de Regatas teve que montar a raia nos limites da Enseada de Caraguá, com a primeira regata correndo em sentido Caraguá/Ubatuba, situação atípica na região.

Largando com ventos na faixa dos 8 nós até que as equipes encontraram uma situação boa para uma regata, condição que não durou muito tempo.  Com muito esforço e com o encurtamento de uma perna, em função da diminuição do vento, as equipes conseguiram completar a primeira regata do dia.

Percebendo que os ventos começavam a soprar mais fortes dentro do Canal de São Sebastião, a Comissão levou a largada para as proximidades da Ponta das Canas, para uma regata de duas pernas para as classes HPE, C30 e IRC Clássicos e uma para a Bico de Proa.

O percurso seria contornar uma boia no través do pier da Vila e terminar a regata nas proximidades da praia do Viana. Seria…

Porque novamente o vento diminuiu, o que levou a um novo encurtamento. Todos chegariam na boia do pier da Vila. Chegariam…

Porque o vento que já havia diminuído resolveu sumir de vez, o que provocou uma verdadeira loteria na chegada, já que outro fator entrou na equação para deixar todos ainda mais desesperados…. a correnteza de quase 2 nós que começou a levar os veleiros “de volta” no sentido norte, afastando os que já estavam prestes a cruzar a linha.

Foi exatamente o que aconteceu com o Argos, o veleiro que estava a menos de dez metros da linha de chegada quando começou a ser arrastado para longe, favorecendo a passagem do Zorro, que, mesmo vindo de trás foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.

Situação semelhante passou o Caballo Loco, que na liderança e a poucos metros da linha se viu ultrapassado pelo Kaikias, na C30.

Na HPE o Ginga se viu na mesma situação. Por causa da correnteza foi ultrapassado pelo Aventura, depois de ser arrastado pela correnteza.

Todo velejador sabe  que quem manda neste esporte é a natureza, mas, convenhamos que foi um final de semana difícil. E a julgar pela chegada da regata de hoje, quem disse, afinal, que a falta de vento não traz emoção?

A terceira etapa da Copa Suzuki prossegue no próximo final de semana, dias 1 e 2 de setembro. Com vento ou sem, nos encontramos certamente para as regatas, confraternização no YCI e a premiação que acontecerá no domingo. Até lá!

Confira aqui os resultados acumulados da etapa.

Confira aqui as fotos do primeiro final de semana desta 3ª etapa da Copa Suzuki

Vale lembrar que a XVIII Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é uma realização do Yacht Club de Ilhabela, tem patrocínio da Suzuki Veículos e apoio da Prefeitura de Ilhabela, Federação de Vela do Estado de São Paulo, Quantum Sails, North Sails, Supmar, O Ancoradouro, Rádio Antena 1, Revista Mariner e Balaio de Ideias Fotografia e Comunicação.

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/dia-desafiador-marca-o-domingo-na-copa-suzuki/