«

»

jan 25 2015

Imprimir Post

VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors

A sexta-feira que precedeu a realização do VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors, prenunciava uma competição difícil, já que ondas de até 2 m e muita chuva estavam previstas para a tarde da competição. Tanto que a organização cogitou a hipótese de realizar o Rallye apenas dentro das águas abrigadas do Canal de São Sebastião.

Mas, ao contrário do previsto, o belo dia de sábado, 24 de janeiro, levou para longe as previsões de tempo ruim e, como esperado, a competição aconteceu mesmo entre a sede do YCI e sua subsede do Saco do Sombrio, um local privilegido, em meio à Mata Atlântica no lado voltado ao mar aberto, em Ilhabela.

Já na noite de sexta-feira o Clube realizou um coquetel para confraternização e para passar aos competidores às instruções do Rallye.

Basicamente a competição consiste em em  “um passeio de regularidade”, ou seja, o obejtivo não é forçar nenhuma embarcação ou equipe aos seus limites, mas sim colocar à prova os conhecimentos de navegação de forma confortável.

As regras da competição são relativamente simples. Os competidores precisam navegar entre as sedes do clube, cumprindo uma rota pré-estabelecida, em um tempo igualmente determinado pela organização, aproximadamente 1h10.

Neste trajeto são colocados PCs (pontos de cronometragem) virtuais. Explicando: cada embarcação foi equipada com dois gps fornecidos pela organização, que registravam todo o percurso feito. Como todos tinham a planilha de navegação, sabiam em que momento exato deveriam atingir os pontos traçados na rota.

Os gps marcavam a hora exata que as embarcações passavam pelos pontos de cronometragem e assim a organização teve condições de aferir a precisção dos competidores.

Para cada segundo atrasado ou adiantado, em relação ao tempo ideal, a embarcação somava 1 ponto. Venceria a competição aquele que acumulasse a menor quantidade de pontos.

O Rallye teve cronometragem apenas na rota de ida até a subsede do Saco do Sombrio, para que os participantes pudessem aproveitar o brunch organizado no local e mais uma vez comemorar o sucesso da edição 2015 da competição.

A premiação ocorreu na festa de aniversário do clube, realizada na noite de sábado.

Em breve você poderá acessar aqui os resultados completos do VIII Rallye Náutico YCI – Copa Kia Motors.

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/viii-rallye-nautico-yci-copa-kia-motors/