«

»

nov 05 2017

Imprimir Post

Com participação de associado do YCI começa a Transat Jacques Vabre

José Guilherme Caldas (esquerda) e Leonardo Chicourel, deixam o porto de Le Havre para a largada da Transat Jacques Vabre.

A regata Transat Jacques Vabre é uma regata em duplas,  que parte da cidade de Le Havre, frança e termina em Salvador, Brasil.

A largada desta edição 2017 aconteceu na manhã de hoje (5 de novembro) e o associado José Guilherme Caldas, velejando com Leonardo Chicourel, tripulam o único veleiro brasileiro da regata, o Mussulo 40 Team Angola Cables.

Passadas aproximadamente 3 horas e meia da regata, as equipes estão a pouco mais de 60 milhas do porto de Le Havre.

A competição surgiu em 1993 como uma regata para velejadores em solitário e logo m 1995, mudou para o formato atual, de duplas. A origem pretendia celebrar as históricas rotas marítimas entre a Europa e a América, tanto que sua primeira edição (entre Le Havre e Cartagena, na Colômbia) lembrava a rota do café entre os dois continentes. Desde 2001 o destino dos velejadores é Salvador, no Brasil.

A regata tem quatro classes de barcos. Os Class40 (da dupla brasileira) contam com 16 duplas e é a categoria mais numerosa. Os tradicionais IMOCA 60 aparecem logo em seguida com 13 equipes. Entre os multicascos estão Ultime, com três enormes trimarãs na disputa, e os Multi50, com seis.

Os Ultimes, que são os mais velozes inscritos na Transat Jacques Vabre, devem concluir o percurso de Le Havre a Salvador em menos de 10 dias. Já os brasileiros que estão na Class40 devem demorar mais de 20 dias.

O Brasil participa pela terceira vez da regata Transat Jacques Vabre. Em 2015, o Zetra de Eduardo Penido – campeão olímpico em Moscou 1980, e Renato Araújo foi o sexto colocado na Class40.

Quem quiser acompanhar a regata pode acompanhar a localização em tempo real dos competidores ou acessar o site oficial da competição.

Abaixo um vídeo feito pela dupla nos primeiros momentos da regata.

 

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/com-participacao-de-associado-do-yci-comeca-a-transat-jacques-vabre/