«

»

nov 28 2017

Imprimir Post

Baleias de Bryde na Regata Volta à Ilha

 

Que a Regata Volta à Ilha já seja naturalmente bonita pelas lindas paisagens e oportunidade de estar em contato com a natureza, todos sabem, mas nessa 17ª edição realizada em 25/11 passado ninguém contava com a companhia das baleias de Bryde.

Eram 4 Brydes, incluindo uma mãe com um filhote, que se alimentavam de gigantescos cardumes de manjubinhas entre as Pontas da Pirabura e da Pirassununga, juntamente com centenas de pássaros, um show!

Inúmeras embarcações tiveram a sorte de avistá-las e, no caso do My Boy, após o alerta feito pelo estagiário de bordo, de que estava “chovendo pra cima” na proa a frente, o comandante Lars Müller percebeu a rota de colisão com a baleia e comandou um jibe rápido desviando da baleia.

Afinal a chuva pra cima nada mais era que o borrifo da baleia…
Deu tudo certo, passaram próximo dela e puderam vê-la de perto!

As Baleias de Bryde chegam a medir 14m e pesar 20 toneladas, em geral são tímidas e se afastam das embarcações, mas quando estão em grupo, focadas em atacar e se alimentar de cardumes de manjubinhas, sardinhas e camarões, não se afastam do objetivo e podem se aproximar e até realmente colidir com uma embarcação. O alerta do tripulante, mesmo achando que o borrifo era uma chuva pra cima… foi importante para evitar um acidente sério, explica Julio Cardoso, nosso Diretor de Meio Ambiente.

Graças a este episódio, esta manobra está sendo batizada de “Jibe da Baleia” e será importante que os proeiros estejam sempre muito atentos em áreas onde há baleias para ver se está ”chovendo pra cima” na rota da embarcação e desviar a tempo!

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/baleias-de-bryde-na-regata-volta-a-ilha/