Ventos fortes foram o desafio na Copa Suzuki

 

Tudo bem que o desejo de todos é um bom vento para velejar, mas não precisava tanto.

Aliás, quem chegou cedo ao Yacht Club de Ilhabela, até podia pensar que o dia seria de ventos fracos e, de fato, quando a Comissão de Regatas saiu para a raia, teve até dificuldade em se posicionar, pois o vento fraco rondava inconstante, tanto que a bandeira Recon chegou a ser içada. Mas…

Mas… ventou. 20, 22, 25, 27, 30, 32 nós. Com tanto vento e a possibilidade de expôr os competidores a riscos desnecessários, a comissão de regatas decidiu fazer apenas uma regata para todas as classes.

Foi um percurso para a RGS e IRC, que foram à Lage dos Moleques e ao farolete 4, no sul do canal, e uma regata barla-sota para as classes HPE e C30.

As regatas começaram com ventos na casa dos 20 nós que subiram muito de intensidade no decorrer da tarde.

Com a situação atípica e apenas uma regata no dia, o Ginga, de Breno Chvaicer, que venceu a regata, assumiu a liderança isolada, com 6 pontos, o dobro do Repeteco, de Fernando Halland, com 12 pontos que vem em segundo. O DOM, de Pedro Lodovici, vem na terceira colocação, com 16 pontos.

Vale lembrar que, ao atingir 5 regatas,os resultados do campeonato já contam com o descarte da pior colocação de cada equipe.

Na briga da C30, quem se deu melhor no dia de hoje foi o Caballo Loco, de Mauro Dottori, que venceu a regata e assumiu a liderança da classe na etapa, com um ponto a menos do que o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, ( 8 contra 9) que chegou na segunda colocação e agora cai para a vice-liderança da etapa. O +Realizado, de José Luiz Apud, termina ou a regata do dia na terceira colocação e também está em terceiro no campeonato.

Nar IRC o Asbar II assumiu a liderança da classe, com 4 pontos, embora hoje, quem chegou em primeiro foi o Maria Preta, de Mario Buckup. Na segunda colocação da etapa, vem o Orson, de Kalu Silva, com 12 pontos e em terceiro, o Asbar IV, de Jonas Penteado, também com 12 pontos.

O Colin, de Sebastian Menendez, lidera a etapa na RGS, com 5 pontos. Um à frente do Bl3, de Clauberto Andrade; O Karaka, de Morgaan Watkins, vem em terceiro, com 13 pontos.

Finalmente, na Bico de Proa, o H2Orça vem na liderança, com 5 pontos, contra os 9, do segundo colocado, o Jambock.

A previsão para este domingo é que a intensidade do vento diminua o que pode permitir a realização de mais de uma regata.

Seja como for a diversão deste sábado vai continuar amanhã, quando acontece também a premiação da etapa após as regatas.

 

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/4082-2/