Começa a Copa Suzuki 2017

A primeira etapa da XVII Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começou na tarde deste sábado com uma regata de percurso médio (15 milhas) para a classe IRC e RGS e três regatas barla-sota para as classes C30 e HPE, todas disputadas na parte abrigada do Canal de São Sebastião.

Tarde ensolarada, clima quente e ventos constantes na casa de 10 a 12 nós permitiram um dia ideal de velejada para as 28 equipes que participam desta primeira etapa.
Na C30, o Caballo Loco, de Mauro Dottori, venceu duas das três regatas, e ficou com um segundo lugar na outra. Com isso, sai na frente da disputa e termina o dia como líder da classe.

Em segundo, o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, fez o inverso, venceu uma e chegou em segundo nas duas outras regatas, o que lhe garantiu a segunda colocação na classe.

Na sequência, em terceiro, o +Realizado, de José Luiz Apud e o Barracuda, de Humberto Diniz, na terceira e quarta colocações.

Na HPE a hegemonia do Ginga, campeão da última edição foi ameaçada pela boa performance do Repeteco, de Fernando Haaland, que somou 6 pontos ao chegar em 3º, 1º e 2º lugares e saiu na frende na liderança da etapa.

O Ginga, de Breno Chvaicer, ficou em segundo, com somando 8 pontos, ao somar um 5º, um 2º e um 1º lugares.

Na terceira colocação, o Conquest, de Marco Hidalgo, que também somou 8 pontos, mas ficou atrás do Ginga nos critérios de desempate.

Regatas de Percurso

A Classe RGS realizou uma regata de percurso de aproximadamente 15 milhas, dentro do Canal de São Sebastião e foi o Mystic, de Carlos Gerevine, quem venceu a regata, seguido do Helios II, de Marcos Lobo e do Jambock, de Marco Antonio Ongarelli, que voltou às competições em 2017.

Uma da novidades desta primeira etapa foi a participação de nove equipes na classe IRC, oriundas da RGS, formando uma flotilha nova na Copa Suzuki.

As regras da IRC são regras internacionais, diferentemente da RGS, uma regra brasileira, simplificada. A IRC permite aos veleiros inscritos na regra competirem em quaisquer campeonatos homolgados pela entidade.

Correndo na nova regra, foi o Maria Preta, de Mário Buckup, seguido do Zorro, de Gonçalo Sá e com o Asbar, de Sérgio Keplacz na terceira colocação.

Amanhã, domingo, a previsão é de vento leste, o que deve levar as regatas para o norte do Canal de São Sebastião.

Veja aqui todas as fotos:

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/comeca-a-copa-suzuki-2017/