O Vale: maior espécie do planeta tubarão-baleia é avistado em Ilhabela

Um tubarão-baleia (Rhincodon typus) foi avistado registrado na manhã deste domingo (17) nas proximidades da praia do Jabaquara, em Ilhabela. Os vídeos foram registrados por Adriana Nahssen e o Claudio Marsaioli Doneux.

De acordo com o navegador, fotógrafo e observador de baleias Julio Cardoso, a espécie é o maior peixe que existe no planeta, pode chegar ate 15 metros e pesar 20 toneladas.  A aparição na região é rara.

“O tubarão não tem dentes e se alimenta de zooplancton, lulas, pequenos peixes e água-viva e pode ter se aproximado devido a grande quantidade dessas espécies no local”, afirma o navegador, que realiza os registros na região desde 2004.

Julio é integrante do projeto Baleias à Vista, criado junto com a bióloga Arlaine Francisco. O grupo navega em busca de fazer registros de baleias, golfinhos e aves e divulga nas redes sociais.

Outras aparições

Em apenas três dias, os profissionais identificaram quatro espécies diferentes de golfinhos no arquipélago, além de seis baleias e uma raia.

No sábado (16), também foram avistados mais de 150 Botos cinza (Sotalia guianensis) em frente a praia do Poço e um cardume de raias- manteiga e uma outra raia grande.

“Temos avistados baleias da espécie bryde e várias espécies de golfinhos como os Pintados do Atlântico, Boto Cinza e golfinho comum do atlântico”, conta Julio.

Link permanente para este artigo: http://www.yci.com.br/o-vale-maior-especie-do-planeta-tubarao-baleia-e-avistado-em-ilhabela/